PROJETO MONITORAMENTO ECOLÓGICO – ECOTURISMO ILHA DAS COUVES-SP – ICR
O Projeto Monitoramento Ecológico – Ecoturismo Ilha das Couves-SP – ICR elaborado pelo Instituto Cultural de Estudos dos Ecossistemas Aquáticos e Litorais Cotait Ruggiero - ICR, a fim de fomentar o Fundo de Execução do Projeto – FEP para subsidiar o controle e monitoramento ecológico da Ilha das Couves-SP, criar uma trilha ecológica no perímetro da ilha e promover educação ambiental aos visitantes.

OBJETIVO E DURAÇÃO
Para entendimento e atendimento do projeto, é necessário ter conhecimento dos momentos de atuação do projeto.
Em primeiro lugar, é necessário garantir a saúde financeira e administrativa do ICR (EP+PBP) com o Fundo FICR - FEP.
Em segundo lugar, o projeto visa o controle e monitoramento ecológico da Ilha das Couves-SP, criar uma trilha ecológica no perímetro da ilha e promover educação ambiental aos visitantes.
Em terceiro lugar, registros do manual de controle de qualidade resultando o benefício.
A duração deste projeto limita-se atender até as necessidades finais de seu objetivo.
O Projeto Monitoramento Ecológico – Ecoturismo Ilha das Couves-SP – ICR controla e monitora a Ilha das Couves através da manutenção da fauna e flora marinha e terrestre que serão catalogadas e registradas. Essa manutenção irá promover a reposição das espécies nativas deste habitat, preservando-as e usando-as para educação ambiental.
Com esse controle e monitoramento esta fauna e flora marinha e terrestre poderão ser visitadas através de uma trilha de ecoturismo com segurança da não degradação da natureza local.
Para tanto, o visitante inicia o seu passeio com a saída em um barco na praia do Barra do Uma que o conduzirá por 2,7km de mar até a Ilha das Couves, o mesmo será recepcionado na ilha onde iniciará sua educação ambiental e posteriormente percorrerá a trilha de ecoturismo de nível avançado no perímetro da Ilha das Couves com o tempo aproximado de 4 horas, podendo contemplar mergulhos com acompanhamento ou não de um guia com conhecimento das espécies nativas terrestres, marinhas e outros históricos onde passarão, através de uma topografia em alguns pontos acidentada por penhascos, precipícios, descidas d’água e gruta natural.
Os visitantes interessados pagarão um ingresso para este passeio, valor este que será destinado ao Fundo de Execução do Projeto – FEP, assim como outros pagamentos de serviços que por ventura aconteçam.

PÚBLICO ALVO
• Público em geral.

CICLO / CRONOGRAMA

Para cada lote de donativo é aplicado um ciclo onde existe um prontuário que acompanha o manual de controle de qualidade, sendo todo o processo registrado por protocolos, livros, fotos e filmes.

|