Compartilhar:

 
   
   
   

 
Projetos - ICR
 
 

PROJETO ANTÁRTIDA – ICR


A Estação Antártica Comandante Ferraz.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coordenadas: 62º 05' 06" S 058º 24' 12" W


A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base antártica pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da Península Antártica, na baía do Almirantado, Antártica.


Começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártica, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Teffé. Atualmente abriga cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis.

O nome da estação homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos. Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico (o PROANTAR).


Estrutura

A estação dispõe de todas as instalações necessárias como se fosse uma pequena cidade. O total atual de módulos é de sessenta e duas unidades. Recentemente, passou a fazer parte da EACF um heliponto, construído de acordo com as normas internacionais.
Até 2004 a composição modular chegou a sessenta habitáculos com capacidade de viverem confortavelmente 48 pessoas, parecendo uma pequena vila em meio ao gelo antártico. A estação opera durante todo o ano. A estrutura é composta por depósitos, oficinas, biblioteca, salas de lazer e estar, enfermaria, sala de comunicações, ginásio de esportes, cozinha e refeitório.
A administração da estação é executada por militares da Marinha do Brasil, que ali permanecem durante um ano, sendo trocados ao final do período.


População

No inverno, os pesquisadores são em pequena quantidade, pois dependem do solo exposto e de mar aberto para efetuar a coleta de amostras cujos dados serão compilados e enviados às instituições-sede. Nessa época, o transporte depende da Força Aérea Brasileira, pois não se consegue chegar à base através do mar utilizando o NApOc Ary Rongel (H-44). São realizados sete vôos anuais com aeronaves C-130 Hercules. As instalações da base são capazes de abrigar 46 pesssoas.


Condições climáticas

No verão, naturalmente em condições menos adversas, a população na estação aumenta, o que se traduz em maior nível de atividade. É nesta época que são executados os serviços de manutenção, ampliação, reabastecimento e apoio aos projetos científicos, tecnológicos e pesquisas de maior vulto. As condições de locomoção e transporte se dão com maior facilidade, há menos gelo a dificultar as atividades dos habitantes. Os ventos são mais fracos, e a temperatura também é mais amena, chegando aos 5°C.

Pesquisa

Os programas de pesquisas permitiram estudar o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas consequências para as Américas inclusive a Amazônia. Ali foi detectado o aumento da temperatura global, o efeito estufa, o aumento do buraco da camada de ozônio, o aumento do nível dos oceanos, além de recolhidos elementos provenientes da poluição causada em sua maioria pelos países do hemisfério norte.

Todas as alterações detectadas pela Estação Antártica Comandante Ferraz mostram claramente a interação entre os hemisférios e sua interferência nas mudanças globais.

O Projeto Antártida - ICR elaborado pelo Instituto Cultural de Estudos dos Ecossistemas Aquáticos e Litorais Cotait Ruggiero - ICR, a fim de fomentar o Fundo de Execução do Projeto – FEP para subsidiar a produção de mídia digital de um documentário sobre como e onde vivem os expedicionários brasileiros na Estação Antártica Comandante Ferraz, e suas edificações.

[1/5]
 
Científico
 
PROJETO MDL PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA - CAPTURA E QUEIMA -UTILIZAÇÃO DE GÁS METANO CH4 - ICR
   
PROJETO MDL PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA – CO2 SEQUESTRO DE CARBONO - ICR
   
PROJETO DE COMBATE AO DERRAME DE PETRÓLEO - ICR
   
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO, FABRICAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO AMBIENTAL COM BÓIAS METEOROLÓGICAS - ICR
   
Saúde
 
PROJETO DE TELEMEDICINA MONITORAMENTO E RASTREAMENTO DE PACIENTES COM ARRÍTMIA CARDÍACA SUJEITOS A AVC E MAL DE ALZHEIMER - ICR
   
Segurança
 
PROJETO DE SEGURANÇA DESAPARECIMENTO DE PESSOAS COMBATE AO TRÁFICO DE ÓRGÃOS - ICR
   
Social
 
PROJETO ALIMENTOS CATÁSTROFES NATURAIS: COMBATE A FOME – ICR
   
PROJETO ALIMENTOS URBANOS COMBATE A FOME - ICR
   
PROJETO CARNAVAL E NATAL SEM FOME COMBATE A FOME - ICR
   
Cultural
 
PROJETO ANTÁRTIDA – ICR
   
PROJETO DOCUMENTÁRIO: ILHAS DE SÃO PAULO – ICR
   
PROJETO LIVRO: ILHAS DE SÃO PAULO – ICR
   
PROJETO FACULDADE DO MAR ANFITEATRO - ICR
   
PROJETO MONITORAMENTO ECOLÓGICO – ECOTURISMO ILHA DAS COUVES-SP – ICR
   
PROJETO SITIO ARQUEOLÓGICO NA PACUIBA ILHABELA-SP – ICR
   
 
 
   
   

INSTITUTO COTAIT RUGGIERO - ICR

Rua Cônego Eugênio Leite, 455
Jardim America - CEP: 05414-011
São Paulo-SP

   
 

 

 

Home  |  O ICR  |  Projetos  |  Doações  |  Contato